O governo dinamarquês anunciou a taxação das emissões de metano pela pecuária no país a partir de 2030. De acordo com o Ministro das Relações Exteriores, Lars Løkke Rasmussen, a Dinamarca será o primeiro país do mundo com um imposto sobre emissões na agricultura. Estima-se a redução de 1,8 milhões de toneladas métricas das emissões dinamarquesas de metano com a medida.
Segundo o projeto, os agricultores dinamarqueses deverão pagar em torno de 40 euros por cada tonelada métrica de metano emitido pelo gado, porcos e ovelhas, sendo previsto o aumento da taxa para 100 euros em 2035. O governo anunciou a redução fiscal de 60% da taxa, taxando em 16 euros no ano de 2030 e em 42 para 2035.
Fruto de um acordo sobre uma Dinamarca entre o governo e as indústrias que compõem o “Pacto Tripartite” (Agricultura, Indústria e Grupos Ambientais).O objetivo é a redução das emissões de gases poluentes e alcançar os objetivos climáticos da Dinamarca para 2030.
A Nova Zelândia apresentou em 2022 um projeto semelhante de tributação que dependia de fatores como a necessidade de redução dos rebanhos para o cumprimento das metas, gerando o temor de falência a alguns agricultores e resultando em protestos, o que fez com que o projeto fosse descartado em junho de 2024.
Notícias relacionadas
Foto: Anderson Cardoso
@ANDERSON.FOTOGRAFIA