A Comissão do Meio Ambiente (CMA) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) se reuniu com a representação diplomática da Embaixada dos Estados Unidos, na sede do órgão brasileiro, no dia 09, segunda-feira.
Foi discutido o desenvolvimento de um projeto de qualificação para os membros do MP com foco na preservação da Amazônia e realização de treinamento conjunto sobre tráfico internacional de animais e madeira.
Foram encaminhados, também, a proposta de visitação, de realização de seminário internacional e de expansão do projeto do Pirarucu; fortalecimento da interlocução do CNMP com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e com a representação diplomática da Embaixada dos EUA para acompanhamento e avaliação da implementação do painel interativo nacional de dados ambiental e interinstitucional chamado Sirene/JUD; e estudo de possibilidades de cooperação internacional para o combate a crimes ambientais e melhoria da legislação.
Leia também o editorial: Biden na Amazônia
A presidente da CMA, conselheira Ivana Cei, propôs o desenvolvimento de um projeto de qualificação para os membros do MP, para capacitar os promotores de Justiça na luta contra os delitos ambientais, especialmente na região da Amazônia, e contribuir para a preservação da biodiversidade do Brasil.
Também enfatizou a importância da articulação com os EUA no que diz respeito à temática ambiental e se colocou à disposição para o desenvolvimento de trabalho conjunto. Ademais, abordou a necessidade de uma atuação mais rigorosa nas penas aplicadas aos crimes ambientais.
Já a adida no Brasil do serviço de pesca e vida silvestres dos Estados Unidos, Tara Walker, falou sobre o trabalho desenvolvido no serviço de investigação e atuação de polícia judiciária e administrativa. Ela destacou a importância dessa interlocução e agradeceu a oportunidade de iniciar possíveis formas de colaboração em áreas de fiscalização e treinamento conjunto.
No último mês, Biden fez uma visita à Amazônia e firmou diversos compromissos de financiamento para questões amazônicas, beneficiando sobretudo organizações não governamentais.
Por Arthur Kowarski
Notícias relacionadas
Foto: Anderson Cardoso
@ANDERSON.FOTOGRAFIA