No dia 2 de julho, a Assembleia Legislativa do Estado de Roraima aprovou o projeto de lei n° 278/2023, de autoria da deputada Catarina Guerra (União) prevendo uma política de incentivo ao esporte feminino em Roraima, prevendo oferta de capacitação continuada às atletas e a ampliação da representatividade feminina em cargos técnicos e diretivos.
A capacitação contínua pode incluir treinamento técnico, cursos de gestão esportiva e desenvolvimento de habilidades de liderança. O intuito é promover a participação das mulheres no esporte.
Com 16 votos favoráveis, o PL também propõe o planejamento de um sistema de infraestrutura esportiva que garanta o acesso igualitário à prática esportiva. Isso inclui a criação e manutenção de instalações, como centros esportivos, quadras, campos e outros espaços, que sejam acessíveis a todas as pessoas e distribuídos em diversas regiões.
Para implementar essa política, poderão ser firmadas colaborações entre o governo, empresas privadas, instituições financeiras, organizações da sociedade civil, administradores de estádios, clubes esportivos, entidades que regulamentam a prática e gestão do esporte, e associações representativas das várias categorias de profissionais esportivos.
Redação
Notícias relacionadas
Foto: Anderson Cardoso
@ANDERSON.FOTOGRAFIA